Aposentadoria e Fator previdenciário

fator

Olá  já sabe como vai se aposentar ? Será por idade ou por tempo de contribuição? Ou será de acordo com 85/95 progressiva? Antes de responder essas perguntas vamos entender um pouco mais sobre a aposentadoria nos moldes atuais, ou seja, terá o fator previdenciário? Mas o que é o fator previdenciário?

O fator previdenciário,Lei 9876/99, foi Criado em 1999, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso pela economista Solange Vieira para estabilizar a inflação durante o plano real. Deveria ter sido extinto já no governo seguinte. O cálculo Consiste em uma fórmula matemática com o intuito de desestimular a aposentadoria precoce ,ocasionado um reajuste ,ou seja :uma redução nos benefícios por tempo de serviço ou ,facultativamente, por idade.

A intenção principal era desestimular a aposentadoria por tempo de serviço precoce, mas em termos gerais, nunca obteve os resultados esperados. Hoje, regra geral a aposentadoria é por idade, sendo o mínimo de 65 anos para o homem e 60 anos para a mulher, existindo uma redução de cinco anos se o trabalhador for rural, além de terem pelo menos 180 contribuições comprovadas em carteira ou equiparadas a esta, e também por tempo de contribuição sendo o mínimo de 35 anos para o homem e 30 anos para a mulher, além das 180 contribuições comprovadas. Em ambos os casos incidirá o fator, que reduzirá o valor do beneficio. A solução encontrada, e não mais justa, para a não incidência do cálculo foi a emenda 676/15 mais conhecida como 85/95 progressiva. A interpretação do calculo do fator consiste nos seguintes conceitos: Quanto mais cedo você se aposentar ,maior será sua expectativa de vida ,logo seu beneficio será menor ,e quanto maior for a idade ao se aposentar ,menor será sua expectativa de vida ,mas receberá um beneficio maior. tendo como base de calculo a expectativa de vida ,atualizadas todos os anos pelo IBGE ,respectivamente ,esclarecendo melhor, significa viver mais e receber menos, ou receber mais e viver menos. A formula 85/95 ,aprovado durante o governo do PT ,tentou amenizar essa situação, pois visa a não incidência do fator ,mas terá que somar a idade mais o tempo de contribuição ,que é de 85 anos para a mulher e 95 anos para o homem. Esta emenda é progressiva ,e aumenta um ponto a cada ano até ser de 95 anos para a mulher e 100 anos para o homem. Em 2016 um trabalhador que começou aos 18 anos, tem 53 anos de idade e 35 de contribuição ,pela emenda 85/95, não poderá se aposentar sem o fator ,pois ,somando-se a idade mais o tempo de contribuição ,terá apenas 88 anos, e terá uma redução de   logo terá que esperar ou trabalhar mais 7 anos para completar os 95 anos e receber um valor maior, ou seja sem a incidência do fator.

As pessoas continuam se aposentando ,mesmo com a incidência do fator, e complementando a renda trabalhando ,muitas vezes , de carteira assinada ,pois o governo permite.  Um dos  problemas é que as as aposentadorias por tempo de serviço ou idade são reduzidas pelo fator ,mas as contribuições continuam sendo recolhidas sem nenhuma redução para aqueles que buscam complementara a renda através de um emprego formal. Os direitos que teriam  antes de se aposentar ,no caso de ausência por doença por exemplo , deixam de existir com alegação de já receberem o beneficio, mesmo reduzido pelo calculo. Alguns críticos dizem que muitos ganharam pois o valor do beneficio é maior que as contribuições feitas ao longo do tempo de trabalho. Mas é preciso considerar a inflação que corrói o poder de compra.  Em um país com alto índice de desemprego e uma população ficando mais velha o calculo 85/95 e o Fator previdenciário não atingem o principal objetivo que é desestimular a aposentadoria precoce, e significam um retrocesso para o trabalhador.

Qual seria o fator redutor de um trabalhador que decide se aposentar com os seguintes dados:

(tc)= 35 anos

(a ) sempre será igual a 0,31 pois significa  0,20 do empregador ,mais 0,11 do empregado

(es) divulgada todos os anos pelo IBGE será de 36,0

(id) = 43 anos

seguindo a formula você deverá chegar a um fator de 0,463 que é o percentual de redução do salario .

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s